Sábado, 8 de Agosto de 2009

 

Caras(os) Amigas(os)

 

Venho dar-vos conta das razões que me levaram a aceitar o convite para liderar a candidatura do Partido Socialista à Junta de Freguesia de Alfragide para as próximas eleições autárquicas, convite esse que aceitei com muita honra e, ao mesmo tempo, com orgulho na perspectiva de poder trabalhar com uma equipa muito séria,  muito empenhada e motivada, para replicar em Alfragide o excelente trabalho que Joaquim Raposo e a sua equipa têm realizado em todo o concelho da Amadora.

 

Primeiro, porque entendo que é necessário uma mudança, a todos os níveis, do rumo que vem seguindo a actual gestão da Junta de Freguesia. Não uma mudança apenas de pessoas, mas, mais importante que isso, uma mudança de políticas em quase todas, senão todas, as áreas da gestão, colocando a nossa Freguesia num patamar de excelência, ombreando com aquelas que já se encontram a esse nível.

 

Segundo, porque quero e posso contribuir para essa mudança, tendo em conta a minha total disponibilidade, motivação, empenho, vontade de ajudar e acima de tudo, um forte espírito de missão que sempre me acompanhou nos vários cargos que desempenhei na minha vida, como profissional e como dirigente associativo.

 

Terceiro, porque, como morador, tenho plena consciência das reais necessidades que afectam a população de Alfragide.

 

Quarto, porque não me candidato contra ninguém, mas sim contra o marasmo, a passividade, a ausência de soluções no apoio às inumeras carências de serviços públicos  em Alfragide.

 

Mas, fundamentalmente, pretendo assumir perante todos vós um compromisso de honra na defesa intransigente dos interesses de toda a população.

 

Assim, a mudança que pretendo iniciar no próximo Outono, terá como princípio orientador a participação activa de todas as pessoas que habitam e trabalham em Alfragide, através das suas opiniões, das suas sugestões, das suas críticas.

Podemos ter uma equipa com elevada capacidade, com bons conhecimentos técnicos, mas, se não tivermos a capacidade de ouvir as pessoas, se não tivermos a humildade suficiente para entender que não sabemos tudo e que, por vezes, aqueles que nos contactam, sobre determinadas matérias, podem saber muito mais do que nós, pouco ou nada conseguiremos alterar.

 

Ouvindo as pessoas, conhecendo aquilo que elas esperam ver realizado, mudaremos a face de Alfragide.

 

Queremos que a face de Alfragide seja alegre, risonha, bem disposta, FELIZ!!!!

 

O Candidato:

António Barata



publicado por alfragide2009 às 23:29 | link do post | comentar

10 comentários:
De Odete Pinto a 9 de Agosto de 2009 às 00:34
Só posso desejar-lhe as maiores felicidades e êxito porque a certeza de que cumprirá excelentemente a missão em prol de Alfragide, já a tenho há muito tempo!


De Mário César Borges de Abreu a 9 de Agosto de 2009 às 18:57
Caro concidadão e conterrâneo candidato (já nos conhecemos, embora desde há pouco tempo):
Faço minhas as palavras da nossa comum amiga Odete Pinto. Vamos fazer força para que consiga vencer, bem como o PS a nível concelhio. Já estamos a enviar alguns mails para os amigos e conhecidos aqui de Alfragide

E, já agora, a primeira sugestão: que lute pela existência de: Unidade de Saúde Familiar (Centro de Saúde) na nossa localidade. O novo plano de expansão das unidades de saúde familiar, prometido pelo Governo, presta-se a isso;
A segunda sugestão: que se crie aqui um serviço, ou uma delegação camarária, como existe no Centro Cívico de Carnaxide, para se tratar de Bilhetes de Identidade e de outra documentação oficial (não é uma Loja do Cidadão);
A terceira sugestão: quanto à "alegria" e "vivacidade" na nossa Freguesia, que se estimulem os proprietários do C. C. dos Moínhos a cativar melhor o comércio pois é triste ver tantas lojas fechadas. Algumas até poderiam ser bem úteis à população;
Finalmente (por enquanto) que se lute pela deslocação do posto ou loja dos Correios do actual local tão "inóspito" e acanhado, para outra área mais desafogada. Já lá tenho assistido a várias discussões bem "acesas" devido à falta de estacionamento para os automóveis dos clientes. Muito obrigado desde já !!


De Anónimo a 10 de Agosto de 2009 às 00:36
Não se trata de um comentário ao "meu" comentário/sugestões, mas, já agora, gostaria de acrescentar a essas minhas sugestões, que todos aqui sentem necessidade de autocarros da Carris aos fins-de-semana (que os não há de todo) assim como de mais carreiras de autocarros da mesma Carris, aos dias de semana, para destinos mais diversificados da área metropolitana de Lisboa, para além dos destinos actualmente já cobertos. E, se me permite, há quem me esteja a sugerir a existência de um local para actividades de tempos livres dedicado à terceira idade (cursos de informática, de pintura, etc, ensino das línguas estrangeiras mais comuns, ensino de música, visitas de estudo e outras actividades culturais (Poesia, literatura, cultura cívica), jogos de mesa (xadrez, damas, gamão, bilhar), etc.


De Mário César Borges d'Abreu a 10 de Agosto de 2009 às 14:56
Quero apenas informar (terá sido óbvio) que o Anónimo que aqui colocou o comentário/sugestão anterior era eu... O que aconteceu foi que, por lapso, não preenchi o campo destinado ao nome. E agora, lugar a outros !!


De alfragide2009 a 10 de Agosto de 2009 às 16:48
Na verdade, a circulação de transportes públicos é deficitária na nossa freguesia, principalmente em Alfragide-Norte, pelo que, é uma das nossas reais preocupações, mesmo que não sejamos eleitos.
Quanto ao apoio à população sénior, terá da nossa parte uma atenção muito especial e tanto quanto possível, rápida, uma vez que, pouco ou nada se tem feito pelas pessoas, nomeadamente aquelas que já deixaram a sua vida profissional, mas pretendem manter-se bem activas e participativas na sociedade. É uma mais-valia que teremos de aproveitar para bem de todos.


De alfragide2009 a 13 de Agosto de 2009 às 15:52
Meu Caro, Mário Abreu. Agradeço, primeiro que tudo, a sua disponibilidade e o seu entusiasmo em querer participar na discussão do presente e do futuro de Alfragide, trazendo a este debate, as suas opiniões, as suas preocupações, as suas ideias para que a nossa freguesia seja, um bom lugar para nela se habitar.
Comentando as sua sugestões/opiniões:
1 - A saúde é reconhecidamente um dos maiores factores de preocupação das pessoas e tem sido assim, aqui em Alfragide. A nossa luta de longos anos, para a implementação de um Centro de Saúde público, não deu resultados. .....(continua)


De alfragide2009 a 13 de Agosto de 2009 às 16:10
(Continuação)....Compreendemos a complexidade deste assunto, cuja resolução ultrapassa até as competências da CMA, mas não podemos aceitar a actual situação, quando temos que nos deslocar ao Centro de Saúde da Buraca, pelas razões que todos nós conhecemos. Contudo, considero que o fundamental é termos um bom serviço de saúde, uma boa prestação de cuidados de saúde, independentemente de termos ou não um Centro de Saúde local. Daí que, porventura, a criação de uma Unidade de Saúde Familiar em Alfragide, tal como está definida na lei, talvez resolvesse este nosso persistente problema. Vamos estar muito atentos a esta questão... (Continua)


De alfragide2009 a 13 de Agosto de 2009 às 16:27
(Continuação)....
2 - Tendo em conta o perfil geográfico da nossa freguesia, venho equacionando a necessidade de se proceder à descentralização dos serviços administrativos da Junta, abrindo um espaço de apoio em Alfragide Norte, permitindo assim, o tratamento de alguns serviços públicos, à semelhança do que já hoje se faz em algumas Juntas.
3 - Quanto ao C.C. Moinhos e CTT, embora tratando-se de questões do foro privado, competirá à Junta zelar pelos justos interesses colectivos, quando estiverem em confronto, pelo que, a questão da localização dos CTT, terá uma atenção especial na nossa gestão.


De Mário César Borges de Abreu a 16 de Agosto de 2009 às 14:43
Caro candidato e correligionário António Barata
Muito obrigado pelas suas respostas/comentários às minhas intervenções no seu site. A luta pela localização de um Centro de Saúde aqui em Alfragide já vem de facto de longa data. E o fracasso também. No entanto, com esta nova ministra, com este período eleitoral (sempre propício a concessões e a maiores atenções prestadas aos cidadãos eleitores) penso que, de facto, é de voltar a insistir (enviando e-mails para o site do Ministério da Saúde e do Primeiro-ministro, por exemplo) invocando a dimensãoo que já tem esta freguesia (geográfica e demográfica) e outras eventuais razões.
Tomei nota da sua determinação - e agradeço-a - no que se refere à possível resolução dos outros pontos que abordei nos meus comentários.
E, já agora, acrescento outro que tem que ver com a segurança dos cidadãos. Como toda a gente pode verificar, poucas ou quase nenhumas forças policiais se vêem a patrulhar - a pé ou de automóvel - as ruas de Alfragide (Norte ou Sul). Construíu-se uma nova esquadra e esperava-se que o patrulhamento aumentasse, mas isso não aconteceu. Sabe-se que as causas disso são de vária ordem, mas a verdade é que, com o aumento da criminalidade violenta que já se está a verificar da parte de certos imigrantes de Leste (viu-se ontem um caso horrível na TVI), e com o aumento do desemprego (quanto a estes, levados pelo desespero) essa criminalidade terá tendência a aumentar ainda mais, de dia e, sobretudo, de noite, com assaltos a transeuntes indefesos de todas as idades e, sobretudo, a idosos, mulheres e homens, com assaltos a residências, etc. É para este aspecto da nossa nova realidade social, que se vai prolongar no tempo, que também peço o favor da sua atenção durante a campanha eleitoral. Muito obrigado.


De Maria Filomena Ramos a 10 de Agosto de 2009 às 09:44
Parabéns pelo Blogue. Muito útil. Desta é que é...
Filomena


Comentar post

Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16
17

18
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


posts recentes

Inquérito à População

Encerramento da Campanha ...

CONFIEM em nós!

Reafectação Funcional do ...

Programa Eleitoral

Festas da Cidade da Amado...

Apontamentos de Campanha ...

Apontamentos de Campanha ...

Princípios Orientadores d...

Convenção Autárquica do P...

arquivos

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

links
Informações
ESTÃO PREVISTOS PARA BREVE O INÍCIO DOS TRABALHOS NA RUA DAS GARAGENS (ALFRAGIDE-SUL) PARA ARRANJO DE PASSEIOS, ESTACIONAMENTO E REPAVIMENTAÇÃO DA RUA, PROMOVIDOS PELA CMA.
Pensamento da Semana
"PEDRAS NO CAMINHO? GUARDO TODAS, UM DIA VOU CONSTRUIR UM CASTELO..." (Fernando Pessoa)