Segunda-feira, 10 de Agosto de 2009

(Intervenção do nosso Candidato: António Barata na Convenção Autárquica do PS - Amadora, realizada no passado dia 12 de Julho)

 

Caras Amigas e Caros Amigos

 

As Assembleias de Freguesia e as Juntas de Freguesia são orgãos representativos do poder local que, pela sua proximidade com as populações têm um maior e melhor conhecimento da sua situação, das suas necessidades, dos seus anseios e expectativas.

 

Esta afirmação, muitas vezes repetida, encerra em si uma verdade insofismável que é a seguinte: Só conhecendo muito bem as características sociais, económicas, culturais etc. das pessoas que habitam na Freguesia, se poderá exercer uma gestão de qualidade em que a competência, a eficácia, em suma, o bom desempenho, possam efectivamente ser reconhecidos, pese embora a qualidade técnica dos membros da equipa.

 

Assim, verificamos que as pessoas formam o núcleo central da célula que é a Autarquia, tal como indicavam as “Ideias Força” nas anteriores campanhas eleitorais para as autárquicas no nosso Concelho do Joaquim Raposo: “O melhor da Amadora são as pessoas” e depois: “O melhor da Amadora são sempre as pessoas”.

 

Na verdade, a CMA nos mandatos de Joaquim Raposo, tem feito um esforço enorme na melhoria das condições de vida da população do Concelho, que estão bem visíveis para quem nele circula ou contacta com as pessoas. Não vale a pena estar aqui a exemplificar.

 

Chegados aqui, importa formular a seguinte questão:

E a coligação PSD/CDS, que gere a Junta Freguesia de Alfragide há longos anos, tem feito um trabalho que se possa considerar minimamente satisfatório, na melhoria da qualidade de vida local?

 

No nosso entender e sem qualquer demagogia, diremos que tem feito muito pouco.

 

Para justificar esta afirmação, poderemos dar os seguintes exemplos, sem que sejamos exaustivos. Aliás, basta consultar os Relatórios de Actividades da Junta para se constactar a pobreza "franciscana" dessas actividades.

 

1 - Existem espaços para a prática de desporto e lazer, alguns deles semi abandonados, como seja, o parque desportivo da Quinta Grande, só porque a Junta não aceitou ainda a descentralização daquele espaço. O mesmo acontece com o parque 10 de Junho.

 

2 – Na área da Cultura, quase nada se tem feito. Não existe sequer um Plano Plurianual de Actividades.

 

3 – O associativismo, qualquer que seja a sua vertente, quase não existe. Por ex. o único Clube que existia (Os Académicos) fechou as portas. Estamos perante uma total inépcia no apoio às pessoas e entidades que pretendam criar áreas de intervenção sócio/cultural junto da população, no sentido de se lhes oferecer oportunidades de valorização pessoal e melhor qualidade de vida.

 

4 – Na Acção Social e Protecção Civil não são conhecidas actuações sistematizadas e programadas, bem como, a Junta de Freguesia não dispõe de informação relevante, como seja: Famílias com graves situações financeiras; Desemprego; Abandono Escolar; índices de criminalidade na Freguesia e de que tipo.

 

5 - A higiene e limpeza urbana melhorou significativamente nos últimos tempos com a instalação de Molocks e Ecopontos, mas falta melhorar a recolha dos lixos e o tratamento dos lixos não domésticos, bem como, a limpeza dos passeios, ruas e jardins, neste caso, através de acções de sensibilização, principalmente dirigidas aos donos de canídeos.

  

6 – Também os serviços da Secretaria estão longe de satisfazer as actuais exigências de modernização administrativa. Por exemplo, o sítio na Internet da Junta esteve desde 2005 até recentemente sem qualquer actualização de conteúdos.

 

 Com este panorama, apetece perguntar: Então porque é que a Direita tem ganho as sucessivas eleições?

Ora bem, também apetece dizer que, haverá aqui algo de irracional até porque sabemos que as pessoas, por vezes, tomam decisões ou comportamentos pouco racionais ou pouco coerentes, porque são levados pela emoção ou por mecanismos externos que ardilosamente levam a que se adoptem determinadas atitudes. Mas isso é uma explicação que compete à Sociologia ou à Ciência Politica.

Contudo, sendo isto verdade, também é verdade que uma Freguesia como a nossa e que pertence a uma grande área Urbana, não tem as mesmas características de uma Freguesia do mundo rural em que todos se conhecem e convivem, pelo que, o chamado “Voto Ideológico” tem, actualmente um peso bastante significativo. Isto vale para todas as Freguesias Urbanas com densidades populacionais elevadas.

 

Em jeito de conclusão, poderemos afirmar que a nossa candidatura é uma candidatura séria e responsável. Motivada e muito empenhada na obtenção de um resultado histórico para o PS.

 

Portanto, com uma boa equipa, com um bom programa (realista e exequível), com boas ideias, mas fundamentalmente caminhando ao encontro das pessoas, indo para a rua e falando com elas, saber das suas necessidades e expectativas, as suas ideias para Alfragide, o que acham que está bem e o que está mal ou menos bem, com tudo isto, sem promessas mas com compromisos, lograremos alcançar a conquista da Junta de Alfragide ao PSD/CDS .

 

Mas, se isso não for possível, paciência!!, haverá que tirar daí as devidas ilações. Em qualquer caso, O MUNDO não acaba por isso, e muitas Luas virão até que uma Lua Nova virá e enchendo, nos trará a tão almejada vitória.

 

Saudações Socialistas e sejam FELIZES

 

VIVA O PS!!!!



publicado por alfragide2009 às 16:53 | link do post | comentar

Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16
17

18
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


posts recentes

Inquérito à População

Encerramento da Campanha ...

CONFIEM em nós!

Reafectação Funcional do ...

Programa Eleitoral

Festas da Cidade da Amado...

Apontamentos de Campanha ...

Apontamentos de Campanha ...

Princípios Orientadores d...

Convenção Autárquica do P...

arquivos

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

links
Informações
ESTÃO PREVISTOS PARA BREVE O INÍCIO DOS TRABALHOS NA RUA DAS GARAGENS (ALFRAGIDE-SUL) PARA ARRANJO DE PASSEIOS, ESTACIONAMENTO E REPAVIMENTAÇÃO DA RUA, PROMOVIDOS PELA CMA.
Pensamento da Semana
"PEDRAS NO CAMINHO? GUARDO TODAS, UM DIA VOU CONSTRUIR UM CASTELO..." (Fernando Pessoa)