Segunda-feira, 31 de Agosto de 2009

Encontrando-me, na semana passada, em Fiães - Trancoso, fui convidado a assistir à reunião de apresentação interna dos Candidatos do PS à Câmara  Municipal e Assembleias de Freguesia, pelos meus Ilustres Amigos, o José Francisco Lopes, Presidente, há longos anos, da Junta de Freguesia de Fiães, sempre eleito pelo PS e o Prof. Amílcar Salvador, candidato à Presidencia da Câmara de Trancoso, também pelo PS.

É claro que aceitei "de caras" este convite, principalmente por uma razão simples, que sempre me acompanha: Não devemos desperdiçar oportunidades para se aprender mais qualquer coisa. Então, este convite vinha a talhe de foice, permitindo-me retirar alguns ensinamentos e experiências que me pudessem ser úteis no desenrolar da minha própria candidatura. 

Assim, desde já, o meu muito obrigado a todos os intervenientes na Sessão, por tudo aquilo que vi e ouvi no decurso dos trabalhos.

Pretendo aqui realçar, porque me impressionaram profundamente, vários aspectos, uns muito positivos e outros muito negativos:

Quanto aos primeiros aspectos:

A) - Forte participação de Jovens de ambos os sexos na formação das Listas de candidatos, demonstrando que os nossos Jovens pretendem intervir na orientação dos destinos das suas terras, das suas gentes. A presença de candidatos que anteriormente estavam ligados ao PSD, bem como, alguns Independentes;

B) - O planeamento e a qualidade da estrutura da campanha eleitoral apresentada pelo Prof. Amílcar Salvador e o entusiasmo transbordante que colocou na capacidade organizativa dos diversos candidatos, individualmente ou colectivamente, até porque, algumas acções já estão em curso com resultados muito encorajadores, causando um visível nervosismo nos candidatos do PSD.

C) -  Confiança, muito forte, nos inequívocos sinais de mudança que se vão sentindo, pondo fim a um longo ciclo político de estagnação e abandono da responsabilidade do  PSD.

Quanto aos aspectos muito negativos:

a) - Houvi relatos de alguns candidatos referindo a chantagem de que foram alvo por pessoas ligadas aos poderes locais  dominados pelo PSD, do tipo: "Se fizeres parte das listas do PS, os teus pais não entrarão no Lar da Misericórdia" ou " retiramos-te as tuas funções de Engenheiro e passarás a carregar sacos"

b) - Houvi também intervenções de candidatos denunciando o MEDO  de muitas pessoas que, sendo Funcionários ou Colaboradores da Câmara Municipal e de Empresas a esta ligadas , da Santa Casa da Misericórdia local, da Raia Histórica, etc., não concordando com a gestão que é actualmente praticada e ansiando por novos rumos mais justos e equilibrados, onde haja igualdade de oportunidades para todos, têm medo de sofrer represálias, caso venham a público manifestar o seu descontentamento.

Estas situações agora descritas, são deveras ilustrativas do "modus operandi" como algumas pessoas usam os poderes conferidos pelos cargos que ocupam, pese embora, alguns deles imanados de eleições democráticas. Para estes senhores, a Democracia serve-lhes apenas para abanarem a árvore das patacas. Uma vez ganhas as eleições, por vezes à custa da compra de votos, como também foi referido um exemplo de compra de 11 votos a 50€ cada, pelo candidato do PSD a uma determinada Junta de Freguesia nas anteriores eleições autárquicas, como dizia, a CAUSA PÚBLICA vira de imediato em causa privada, ao serviço da família e dos amigos.   

Meus Caros Amigos! Não sendo militante de nenhum partido, considero o PS o Partido que melhor defende os interesses das pessoas. Por isso, tem a obrigação de denunciar todas as situações que ponham em causa a qualidade da nossa democracia. Tem que estar muito atento e o mais próximo possível das pessoas, para que estas possam confiar-lhe os seus destinos.

 

 

O Candidato:

António Barata



publicado por alfragide2009 às 12:33 | link do post | comentar

2 comentários:
De Odete Pinto a 31 de Agosto de 2009 às 16:20
Ao ler este post, lembrei-me de um conhecido provérbio:
NEM PREGA FREI TOMÁS; FAZ O QUE ELE DIZ E NÃO O QUE ELE FAZ!

Quem é que disse recentemente que "se sente e respira MEDO, em Portugal?"

Conhecendo o António Barata, sei que pela sua formação cívica, humana e carácter, jamais seria capaz de dizer e/ou escrever de forma leviana, sobre rumores ou actos não-provados.

Por isso é importante e sério o apelo que aqui faz ao PS, para que denuncie estes actos de coacção miseráveis e impróprios numa democracia, em pleno século XXI.

E tão pérfidas e farisaicas são estas ameaças e coacções, quanto se sabe que nestas terras, neste caso do distrito da Guarda, os únicos empregadores são justamente as autarquias, as misericórdias e pouco mais!

Enfim, só posso repudiar e reforçar o apelo ao Partido Socialista.


De alfragide2009 a 2 de Setembro de 2009 às 10:42
Nem de propósito. A Dra. Manuela Ferreira Leite disse ontem em Faro que os portugueses "vivem hoje num clima de medo" para justificar aquilo a que designa de "asfixia democrática" do País pelo governo PS. Pergunta-se: É o governo PS o responsável pela qualidade da democracia da Ilha da Madeira? É o governo PS responsável pelas autarquias dominadas pelo PSD, em que as pessoas são como que obrigadas a ter o cartão laranja para poderem aceder aos empregos e outros serviços? Para quem, também vem falando em VERDADE, aqui está um verdadeiro exemplo.


Comentar post

Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16
17

18
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


posts recentes

Inquérito à População

Encerramento da Campanha ...

CONFIEM em nós!

Reafectação Funcional do ...

Programa Eleitoral

Festas da Cidade da Amado...

Apontamentos de Campanha ...

Apontamentos de Campanha ...

Princípios Orientadores d...

Convenção Autárquica do P...

arquivos

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

links
Informações
ESTÃO PREVISTOS PARA BREVE O INÍCIO DOS TRABALHOS NA RUA DAS GARAGENS (ALFRAGIDE-SUL) PARA ARRANJO DE PASSEIOS, ESTACIONAMENTO E REPAVIMENTAÇÃO DA RUA, PROMOVIDOS PELA CMA.
Pensamento da Semana
"PEDRAS NO CAMINHO? GUARDO TODAS, UM DIA VOU CONSTRUIR UM CASTELO..." (Fernando Pessoa)