Segunda-feira, 28 de Setembro de 2009

 

Programa Eleitoral do Partido Socialista para a Junta de Freguesia de Alfragide

 

Os Candidatos do Partido Socialista à Assembleia de Freguesia de Alfragide assumem perante a população os seguintes compromissos:

 

Educação e Ensino

 

Melhorar a qualidade do serviço prestado nas Creches e Jardins de Infância, nomeadamente no que diz respeito à monitorização e vigilância das crianças.

 

Melhorar o funcionamento e a higiene de todos os espaços.

 

Melhorar as condições de permanência das crianças, no que respeita aos espaços de ensino (in door), bem como aos espaços de lazer e de recreio (out door).

 

Apoiar as escolas nas actividades de enriquecimento curricular, sempre que solicitado. 

 

Criar parcerias com as várias instituições escolares, com o objectivo de dar os apoios possíveis para a melhoria da qualidade do ensino na freguesia.

 

Cultura, Desporto e Lazer

 

Criar e executar anualmente planos culturais, desportivos e de lazer para todas as idades;

 

Apoiar e dinamizar todos os projectos de reconhecido interesse, apresentados pelas Associações e Clubes;

 

Aproveitar as iniciativas individuais, no âmbito das artes, da cultura e recreio, que nos sejam propostas, e enquadrá-las no âmbito das instituições existentes ou a criar;

 

Criar protocolos com várias instituições ligadas ao Teatro, Cinema, Museus etc. Com condições vantajosas para a população;

 

Criar um circuito pedonal para a prática de caminhadas;

 

Promover e dinamizar as caminhadas pela Saúde para todas as idades;

 

Acção Social

 

Lançar um projecto de informação socioeconómica das famílias, que permita detectar as situações mais graves de pobreza e exclusão social, de modo a providenciar soluções e apoios efectivos em tempo útil.

 

Implantar - finalmente - no terreno, a Rede Social e as Medidas de Política Social definidas pelo Conselho Local de Acção Social (CLAS) da CMA e pelo Conselho Social da Freguesia (CSF) entre outros.

 

Criar um Banco de Voluntariado, aproveitando a vontade e disponibilidade de muitas pessoas que pretendem efectuar actividades de interesse social e comunitário.

 

Saúde

 

A população de Alfragide reivindica há muito tempo, a criação de um Centro de Saúde na freguesia, dado que o Centro de Saúde da Buraca é insuficiente em todos os aspectos.

Assim, entendemos que a solução, no imediato, poderá passar pela criação de uma USF (Unidade de Saúde Familiar), pelo que iremos empenhar-nos nessa solução, bem como no alargamento de protocolos entre a CLIMA e outros sistemas de saúde.

 

Segurança

 

Melhorar a protecção e segurança das pessoas e bens da Freguesia, solicitando reuniões periódicas de trabalho com as Forças Policiais, nomeadamente com o Sr. Comandante da Esquadra da PSP.

 

Associativismo

 

Promover e apoiar a criação de uma Associação Sénior;

 

Promover e apoiar a criação de uma Associação Desportiva e Cultural;

 

Apoiar e dinamizar as Associações existentes.

 

Meio Ambiente

 

Para que a qualidade do meio ambiente satisfaça, é necessário que existam níveis muito aceitáveis de higiene, os quais passam por uma permanente limpeza das ruas, passeios, parques, jardins, etc. e por uma eficiente recolha e separação de lixos.

 

É necessário que os parques e jardins estejam sempre bem cuidados e funcionais.

 

É necessário que os níveis de poluição estejam controlados, que as ruas e passeios estejam transitáveis, limpas de dejectos e sem buracos.

 

É necessário, também, que a circulação rodoviária seja simples e eficaz, procurando-se os melhores trajectos possíveis.

 

Melhorar a limpeza das ruas, passeios e outros espaços públicos, envolvendo nestas acções a população;

 

Melhorar a recolha dos resíduos domésticos;

 

Efectuar campanhas de sensibilização para uma eficaz separação dos resíduos, colocando moloks, ecopontos e oleões onde sejam necessários;

 

Disciplinar a recolha dos resíduos das empresas;

 

Ajardinar os espaços verdes que necessitam de intervenção.

 

Transportes Públicos

 

Iremos dirigir os nossos esforços para que se consiga alargar o horário da carreira 799 (Carris) para os fins-de-semana e o horário da carreira 54 (Carris) para além das 21h30, bem como criar uma ligação ao Centro da Amadora.

 

Iremos estudar com as instituições envolvidas a extensão da Rede do Metro a Alfragide, procurando a melhor e mais rápida solução.

 

Trânsito e Estacionamento

 

Sendo duas áreas muito problemáticas, principalmente em Alfragide-Norte, será necessário a redefinição da circulação rodoviária em algumas artérias, principalmente com as carreiras 799 (Carris) e 185 (LT/VIMECA) e a criação urgente de lugares de estacionamento.

 

Em colaboração com a AMAN (Assoc. de Moradores de Alfragide Norte) e CMA, analisar a melhor proposta para a construção do parque de estacionamento subterrâneo no espaço contíguo à Escola Básica EB1/JI da Quinta-Grande.

 

Tratar junto das Estradas de Portugal da colocação de barreiras acústicas no IC19 para reduzir o nível de ruído que afecta os moradores mais próximos e a Escola Básica.

 

Património

 

Recuperar equipamentos desportivos e demais património que se encontram degradados e/ou obsoletos;

 

Conclusão:

 

Colocaremos sempre em primeiro lugar a defesa dos interesses dos residentes como princípio geral orientador, servindo a população com o nobre espírito de missão, sem pretender retirar benefícios pessoais ou de grupos, quaisquer que sejam, mas sim procurando que os principais beneficiários da gestão da Junta sejam os habitantes de Alfragide, aqueles que aqui trabalham e os que nos visitam.

 

Ouvindo as pessoas, conhecendo aquilo que elas esperam ver realizado, mudaremos a face de Alfragide.



publicado por alfragide2009 às 13:01 | link do post | comentar

4 comentários:
De Nuno a 28 de Setembro de 2009 às 15:45
Ora viva.
Praticamente fiquei-me pelo ponto dos transportes públicos, pois é o que considero essencial.
Alfragide é um grande pólo económico da cidade da Amadora e quem aqui reside (tanto na Quinta Grande como em Alfragide Sul) está dependente dos horários apertados da Carris e da sorte de a Vimeca cumprir horários (chega-se a estar uma hora à espera de um autocarro para o centro de Lisboa e os que vão para Algés são em número reduzido).
QUem trabalha de noite, tem forçosamente de usar o carro particular.
Ora, com IKEA, Jumbo, Makro e restantes pontos de comércio, poderia a antiga fábrica dos Cabos de Ávila constituir um importante centro de congregação de transportes, com metro, autocarros e, eventualmente, Metrobus.
Alfragide não pode continuar a pagar por ser o fim de Lisboa e o fim da Amadora.
Felicidades

PS: numa escala mais pequena, alerto para a necessidade de colocar bandas sonoras para reduzir a velocidade dos carros na Av. D. Luís I, onde só por milagre ainda não se deu qualquer atropelamento mortal


De alfragide2009 a 28 de Setembro de 2009 às 16:52
Viva Nuno
Sobre a colocação de bandas sonoras na Av. D. Luis I, veja pf a minha resposta a um comentário neste sentido no post "Festas da Cidade da Amadora"


De Carlos Alves a 29 de Setembro de 2009 às 16:37
Boa tarde.
Centro de Saúde- É de facto uma medida importante a tomar dado que a população de Alfragide já o justifica. Penso eu! Além disso o Centro da Buraca está a "arrebentar pelas costuras" sendo difícil arranjar uma consulta.
Transportes - Além da extensão da carreira 799 ser extensiva aos fins-de-semana seria bom que a Carris fizesse um maior intervalo entre a 54 e a 799 dado que há percurso comum - especialmente até à Estação de Benfica - pelo que haveria mais hipóteses de duas carreiras em vez de praticamente uma como acontece hoje em dia com os carros andarem praticamente "colados".
Passagem de peões - Seria de interesse que houvesse uma passagem de peões na Av. D. Luiz I no cruzamento com a Pinheiro Borges


De Turnip a 3 de Outubro de 2009 às 01:58
Sou morador em Alfragide há 33 anos. O seu programa foca alguns problemas de Alfragide. O problema para a difícil resolução das medidas que apresenta é pura e simplesmente orçamental. A maior parte delas nem depende da vontade da Junta e da CMA mas sim de terceiros, como a segurança (PSP, MAI), transportes (Carris, LT) , saúde (MSaude). Pelo que me lembro o seu partido na última legislatura fechou inúmeros centros de saúde, maternidades, etc. Não vejo agora como uma freguesia (apesar de ser um oásis) vai bater o pé para que seja aberto um centro de saúde. Pelo que imagino, vai ter um orçamento muito reduzido para fazer tudo aquilo a que se propõe.
Desejo uma boa afluência às urnas no próximo dia 11.


Comentar post

Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16
17

18
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


posts recentes

Inquérito à População

Encerramento da Campanha ...

CONFIEM em nós!

Reafectação Funcional do ...

Programa Eleitoral

Festas da Cidade da Amado...

Apontamentos de Campanha ...

Apontamentos de Campanha ...

Princípios Orientadores d...

Convenção Autárquica do P...

arquivos

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

links
Informações
ESTÃO PREVISTOS PARA BREVE O INÍCIO DOS TRABALHOS NA RUA DAS GARAGENS (ALFRAGIDE-SUL) PARA ARRANJO DE PASSEIOS, ESTACIONAMENTO E REPAVIMENTAÇÃO DA RUA, PROMOVIDOS PELA CMA.
Pensamento da Semana
"PEDRAS NO CAMINHO? GUARDO TODAS, UM DIA VOU CONSTRUIR UM CASTELO..." (Fernando Pessoa)