Quinta-feira, 1 de Outubro de 2009

Transcrevemos na íntegra, o texto de um e-mail que chegou à nossa candidatura, enviado pelo Sr. Arquitecto: António Cardoso, morador nesta freguesia desde 1971, dada a importância do tema, nomeadamente no que concerne ao estacionamento, que é seguramente, um dos mais graves problemas que afectam a nossa freguesia, cuja solução, não sendo fácil, se afigura cada dia mais urgente.

 

"Exmos. Senhores
 
Relativamente ao solicitado no panfleto colocado na minha caixa de correio gostaria de dar a minha contribuição para a V/ candidatura:
 
A concepção do aglomerado urbano de Alfragide (ou parte dele, já não me recordo) foi executada por um conceituado Arquitecto e Urbanista daquela época – o Arq.º Carlos Ramos. No entanto, os tempos encarregaram-se de modificar os padrões e exigências da época, as suas necessidades (início dos anos 70). A título de exemplo, os ratios de estacionamento exigidos rondavam, no máximo, um carro por fogo (dentro ou fora deste), quando as exigências de hoje duplicam ou triplicam estas necessidades.
 
Efectivamente e a meu ver, considero que, entre outras, a questão mais mal tratada na freguesia de Alfragide se refere à flagrante falta de lugares de estacionamento, bem como à indefinição espacial clara de percursos de peões em todas as vias públicas, não tendo por obstáculo permanente o dito automóvel.
 
Para isso, a Junta de Freguesia de Alfragide deverá propor a elaboração de um Plano de Reafectação Funcional do Espaço Público, ou seja um Estudo que refaça a o desenho urbano dos espaços não edificados, com vista a um melhor e actualizado desempenho das funções urbanas necessárias (pedonais, rodoviárias, cicláveis, espaços verdes, outras). Esse Plano deverá integrar toda a área da freguesia e, após a sua aprovação, a sua obra deverá ser faseada de acordo com as disponibilidades dos recursos financeiros da CMA e da JFA.
 
É o tipo de Estudos aconselháveis para todos os aglomerados urbanos que foram objecto de Planos Municipais de Ordenamento do Território ou Projectos de Loteamento com mais de 20/30 anos.
 
A CMA, ou JFA poderiam desenvolver ou encomendar estes Estudos a um Gabinete da especialidade, com base num Programa pré-estabelecido. Caso necessitem de ajuda para o desenvolver o referido Programa poderei despender algum tempo a ajudar-vos nessa tarefa.
 
Esta Proposta deverá fazer parte do V/ Programa Eleitoral e, se for devidamente publicitado, terá certamente o apoio de uma parte substancial dos residentes da freguesia.
 
Com os melhores cumprimentos e desejo de êxitos eleitorais.
 
António Cardoso (arquitecto, urbanista, morador na Av. D. Luis I, 18-r/c-dtº - Alfragide, desde 1971)"

 

 O Candidato:

António Barata

 



publicado por alfragide2009 às 14:14 | link do post | comentar

2 comentários:
De Odete Pinto a 1 de Outubro de 2009 às 22:13
Este é, de facto, um importante contributo e, se o PS tiver a maioria no próximo dia 11, o Plano de Reafectação Funcional do Espaço Público, ou seja um Estudo que refaça a o desenho urbano dos espaços não edificados terá que ser considerado prioritário.

Paralelamente, a Câmara Municipal da Amadora terá que fazer um estudo/replaneamento da rede viária da Freguesia, sentidos de tráfego e percursos de transportes públicos.

O aumento muito significativo de parques empresariais, escritórios e a instalação do Tribunal na Quinta Grande, e o tráfego diário, tanto de entrada como de saída de Alfragide, exigem essa prioridade, quer para os moradores, quer para quem trabalha em Alfragide.

Há, no entanto, um problema escondido, que não é de somenos: a efectiva utilização das garagens existentes para o fim a que se destinam.

Como sou mulher, dou um exemplo típico prosaico: Se comprarmos cada vez mais roupa e não nos desfizermos de alguma que já não usamos, inevitavelmente precisamos de comprar mais roupeiros; e se a dimensão da casa não comportar mais roupeiros?

Creio que não há legislação que permita vistoriar bens de uso privado, como são as garagens; mas há certamente a possibilidade/dever de fazer acções de sensibilização para a utilização das mesmas para o fim a que se destinam, apelando igualmente à parcimónia e fruição cuidadosa dos espaços públicos.






De Maria José a 6 de Outubro de 2009 às 14:40
Saúde - Necessitamos urgente de um Centro de Saúde nesta Freguesia.
Educação e ensino - Também acho urgente melhorar o serviço de creche e jardim de infância.
Transportes públicos - É necessário alargar o horário das carreiras.
Cultura, desporto e lazer - Também acho muito importante criarem planos culturais, desportivos e de lazer para todas as idades e convívios para os idosos.


Comentar post

Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16
17

18
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


posts recentes

Inquérito à População

Encerramento da Campanha ...

CONFIEM em nós!

Reafectação Funcional do ...

Programa Eleitoral

Festas da Cidade da Amado...

Apontamentos de Campanha ...

Apontamentos de Campanha ...

Princípios Orientadores d...

Convenção Autárquica do P...

arquivos

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

links
Informações
ESTÃO PREVISTOS PARA BREVE O INÍCIO DOS TRABALHOS NA RUA DAS GARAGENS (ALFRAGIDE-SUL) PARA ARRANJO DE PASSEIOS, ESTACIONAMENTO E REPAVIMENTAÇÃO DA RUA, PROMOVIDOS PELA CMA.
Pensamento da Semana
"PEDRAS NO CAMINHO? GUARDO TODAS, UM DIA VOU CONSTRUIR UM CASTELO..." (Fernando Pessoa)